Escrevi no mês passado sobre a importância da disciplina para atingir objetivos de longo prazo e sobre como é importante cultivar bons hábitos pra conseguir se manter fazendo o que você tem que fazer.

Venho usando um método nas últimas semanas e decidi escrever sobre ele. Eu chamei ele de método threshold. Em uma tradução livre, threshold significa limiar. O método é simples, definir um tempo mínimo e máximo por dia, no qual você deve se manter fazendo alguma coisa.

Por exemplo, eu decidi dedicar no mínimo 30 minutos e no máximo 1 hora todos os dias refazendo o meu site pessoal. O objetivo era no final do mês de Junho, ter o novo site no ar.

Para mim, a chave foi ter um valor mínimo super atingível e um valor máximo que não me esgotasse mentalmente, sendo que iria trabalhar no projeto depois de um dia inteiro de trabalho fulltime.

Muito dos dias eu estava zero motivado, exausto com a rotina do dia a dia. Mas uma vez instalado, o hábito é uma coisa incrível! Em dias assim, tudo que eu pensava era:

“No mínimo 30 minutos, no máximo 1 hora…”

Um dia ou outro, passavam-se os 30 minutos e eu mal conseguia colocar uma ideia em prática. Mas na grande maioria das vezes, os 30 minutos viravam 40 e 40 viravam 1 hora de trabalho super produtivo.

Usei o método em todas as etapas do processo de renovação do site. Desde a ideação, escolha de conteúdo, decisões técnicas e sobre o momento do release.

Como você pode usar o método de threshold

É simples. Escolha algo que você quer fazer, no qual acredite que vai levar mais do que 1 ou 2 semanas. Defina um tempo mínimo no qual você se compromete a ser manter fazendo isso (é importante que esse valor seja atingível e compatível com a sua rotina) e um valor máximo.

O último passo é: todos os dias, inicie um cronômetro, pode ser no celular, ou no navegador para evitar distrações e comece.

Se atingir o valor mínimo e não sentir que consegue avançar, pare por ai e recomece de onde parou amanhã. Se sentir que as ideias estão fluindo, continue até o valor máximo que você definiu.

“Estou produzindo muito e já passei do valor máximo, devo continuar?”. Eu diria que não. Quando a inspiração vem eu sei que é difícil deixar pra lá, mas o grande benefício da técnica é ajudar a instalar em você, o hábito da disciplina e diligência.

O objetivo não é que você super produza em um dia e nos outros sub produza. A ideia é que você consiga entregar todos os dias algo de valor, de uma maneira constante.

E isso dá resultado?

Sim! Depois de um mês bolando ideias, tomando decisões sobre que imagens e textos usar, meu novo site pessoal está no ar! https://matheuspaiva.com

Ele ainda precisa de muitas evoluções, quanto ao carregamento de imagens e ainda não estou contente com o resultado visual final, mas decidi não esperar tudo ficar pronto pra lançar, mas lançar e ir evoluindo de forma iterativa. Como diria Tim Peters em Zen of Python:

“Now is better than never.”

Pra mim, ainda é um grande desafio cultivar bons hábitos, mas com técnicas simples como essa, fico um pouquinho mais confiante e disciplinado todos os dias.