Venho refletindo sobre a vida e sobre como passamos muito tempo tentando controlar tudo. Nossa rotina, nosso trabalho, nosso peso. Mas acho que o que falta no mundo e em mim mesmo é fé. Não necessariamente fé religiosa, mas fé na vida. Fé que as coisas de alguma forma vão encontrar um caminho inevitável até algo bom.

É como se a vida fosse um rio, onde a água percorre vários quilometros até chegar no mar, mas no caminho, ela encontra muitos obstáculos. Pedras, galhos, desvios, barragens, mas de alguma forma encontra seu caminho até o oceano.

Sinto que nos últimos dias venho focando muita nas pedras e o pior, tentando movê-las de lugar, ao invés de aceitar que o choque com elas é inevitável, mas temporário e que elas de algumas forma me mantêm no caminho certo.

Quando foco nas pedras e encontro um caminho sem elas, não sinto comforto e sim aflição. Sempre esperando que elas apareçam, perdendo um momento de calma e tranquilidade da jornada.

Venho pensando esses dias, que a vida talvez nada mais é do que um grande exercício de aceitar onde você está, ter fé que de alguma forma vai chegar onde você quer e não gastar energia tentando mover as pedras do caminho.